Se tem algo que não falta em Madrid, são atrações turísticas.
Nesse post vou mencionar as principais pra vocês e falar um pouco delas, pois Madrid é uma cidade sensacional e um "must go" pra qualquer pessoa que como eu, seja louco por viagem!
Quando eu conheci Madrid, me convenci que minha paixão não era apenas Barcelona, e sim a Espanha!!!
Praça de Cibeles
Vou começar com este que pra mim foi o maior atrativo pra conhecer a cidade. Sempre vi fotos dessa praça e idealizei a minha visita a Madrid começando por lá, sem nem imaginar o quanto a cidade tinha para oferecer!
Na praça de Cibeles você vai poder ver a fonte com a estátua da Deusa Cibeles, o Palácio de Cibeles ou Palácio de Comunicações onde já funcionou a sede dos principais meios de comunicação de Madrid como telégrafo, correios e telefone.
Hoje é sede de algumas exposições, cafés e restaurantes, algumas lojas de souvenir, um espaço de descompressão com WiFi aberto e um mirante.
O horário de funcionamentodo Palácio é de terça a domingo das 10h ás 20h, e é uma atração gratuita (exceto o mirante que você precisa pagar 2 euros para entrar).
A Praça de Cibeles fica bem no centro da cidade e dela saem as vias que te levam para alguns dos principais pontos de Madrid.
Em frente à praça você já encontra também o Banco de España onde se concentra a maior riqueza do país. Tanto que há uma lenda de que se esse banco for roubado, a fonte da Deusa Cibeles vai jorrar tanta água que o reduto inteiro irá alagar impossibilitando o roubo!
Gran Vía
Essa é definitivamente a principal avenida de toda cidade. Na Gran Vía tudo acontece, tudo se encontra e tudo se vê!
É uma mistura de moderno e tradicional, elegante e chamativo, e principalmente divertido.
Na Gran Vía você vai poder fazer compras, ter acesso às ruas de calçada (estilo Las Ramblas de Barcelona), ir à teatros, casas noturnas, e muito mais. Porque ela é sim a via de acesso que liga o que há de mais interessante em toda Madrid.
Ela começa metros à frente da Praça de Cibeles, e termina na Praça de Espanha.
Na Gran Vía você encontra também a Plaza del Callao, que na minha opinião é a Times Square de Madrid! Sensacional :)
Templo de Debod
Esse templo é uma obra egípcia que foi cedida à Madrid e enfeita o Parque del Oeste tornando ele uma parada obrigatória na cidade!
É possível visitar o interior do templo, mas prepare-se para uma fila (essa da foto!)
Atrás dele você consegue ter uma vista panorâmica do horizonte da cidade, vale muito a pena.
Palácio Real de Madrid
Imponente, lindo e gigante! O palácio é o maior da Europa e impressiona com sua arquitetura que foi sendo modificada no estilo até que ele ficasse pronto.
Também conhecido como Palácio do Oriente, ele é a residência oficial do Rei da Espanha. Mas a Família Real Espanhola não mora de fato lá, somente utiliza para eventos oficiais.
A visitação é aberta ao público num valor que gira em torno de 9 a 15 euros dependendo da categoria do ingresso, e caso você tenha cidadania européia, pode entrar de graça.
Caso decida entrar, reserve um bom tempo do seu dia para isso ok? Principalmente se não tiver comprado o ingresso antecipado, pois como tudo que chama turista: vai ter fila!!!
Do contrário, aprecie a vista do lado de fora dos portões que para quem está com o tempo curto, vai ser mais do que suficiente. :)
Mercado de São Miguel
O mercado é uma imersão na culinária espanhola da maneira mais divertida e turística que você possa imaginar!
Várias opções de comidas e bebidas, além dos aromas que vão com certeza marcar a sua viagem de uma maneira inesquecível.
Dependendo da hora do dia que você for, vai ter uma certa dificuldade para se locomover lá dentro, porque devido à grande variedade de atrativos, o mercado é bem cheio e os corredores não são tão amplos. Mas não se preocupe, pois dá pra aproveitar ok? Só mencionei isso pra que você não se espante com o número de pessoas.
Vale muito a pena até para você fazer uma refeição no meio da tarde. É o tipo de lugar que você entra e vai se encantando sem perceber!
Plaza Mayor
Rodeada por todos os lados por um conjunto de edifícios de 3 andares que têm arcos com cafés no seu térreo, essa praça é uma das principais de toda Madrid.
A Plaza Mayor tem também a estátua de Felipe III no seu centro, e recebe diversos eventos no decorrer do ano.
Fica situada praticamente ao lado do Mercado São Miguel, e é um ótimo local para relaxar após um passeio no qual você tenha andado bastante.
No meio da praça você encontra artistas de todos os estilos e claro: Turistas!
Puerta del Sol
Outro ponto da cidade que não tem como não ir!
É a praça onde está o Marco Zero das estradas espanholas, e é um dos locais mais concorridos para se tirar uma foto na cidade inteira.
Principalmente se a foto for em frente ao Urso que há na praça.
Esse urso tentando pegar frutos na morangueira, é o símbolo emblemático do escudo de Madrid, e pra conseguir uma foto nele você vai ter que ter uma paciência sem igual!!!
Museu do Prado
O principal museu da cidade, se bobear da Espanha inteira! Esse é um dos museus que você deve reservar um tempo para conhecer, caso se interesse minimamente por artes e queira levar essa experiência na sua bagagem ao visitar Madrid.
O museu reune um acervo com obras de artistas super renomados, e é aberto ao público de segunda á sábado das 10h ás 20h e aos domingos das 10h ás 19h.
Pra quem gosta de museus, esse é imperdível mesmo! Até o entorno dele já parece uma obra de arte. É muito bonito!
Para consultar preços e horários (inclusive alguns horários de entrada gratuita) você pode acessar o site oficial do museu.
Parque Del Retiro
O parque onde todos os madrileños vão relaxar, se exercitar e também onde os turistas passam para se encantar com o capricho na riqueza de detalhes de cada pedaço.
Esse é o maior e principal parque de Madrid, e o melhor acesso à ele é da Calle de Alcalá, que é onde você já vai se deparar com a Puerta de Alcalá que já foi uma das portas de entrada de Madrid.
Dentro do parque duas das atrações mais conhecidas e características são o Monumento a Alfonso XII e o Palácio de Cristal.
Em frente ao monumento Alfonso XII (foto acima) você pode alugar um barco para um passeio romântico no lago!
O Parque del Retiro é uma ótima opção para relaxar, fazer um pique-nique e caminhar tranquilamente. Além de te garantir várias fotos incríveis com as paisagens e estátuas espalhadas por todo ele!
Praça de Colón
Essa praça é considerada um museu a céu aberto. Nela você encontra o monumento a Blaz de Lezo além das peças de arte que compoem a praça.
Do outro lado da rua é possível sentar em alguns cafés ou entrar no Hard Rock Café de Madrid.
Como eu disse no começo desse post, Madrid é uma cidade recheada de atrações turísticas, convencidos?
E se eu falar que não listei tudo? Tem muito mais pra se ver nessa cidade encantadora, animada e acima de tudo hospitaleira!
Listei o que pra mim é indispensável você ver, e pode ter certeza que você consegue matar a lista acima em 2 dias completos tranquilamente, porque tudo está bem próximo um do outro, confiram no mapa abaixo que eu fiz pra vocês:
Ficou com vontade de ir pra Madrid? Eu mesmo já não vejo a hora de voltar pra lá!
Consulte os melhores preços de passagem e hospedagem nos links abaixo, e se precisarem de ajuda, é só chamar:
Abraços, e até o próximo destino!